Maquiagem

Tons e sub-tons da pele: como escolher a base certa!

Como iniciantes nós passamos por várias dificuldades até achar o tom de base certo. Hoje em dia não só o tom da base interessa, mais o sub-tom também.

E o que é o sub-tom? É exatamente o que o nome diz, como se fosse um tom por baixo do seu tom de pele. Exemplo: sua pele é morena (tom) porém você por ser uma morena ‘rosada’ ou ‘amarelada’ (sub-tom).

As empresas de cosméticos adotam referências diferentes ao determinar se o produto é para sub-tons frios ou quentes, pois essa paleta de cores é como o ying- yan: Todo tom frio tem um pouco de ‘calor’ e todo tom quente tem um pouco de ‘frieza’.

Sendo assim eu prefiro usar a referência de bases da MAC. A MAC classifica suas bases numa escala que vai do C até o W, passando pelo NC, N e NW.

Mac-tabela-nc-nw-c-n-w

O que isso quer dizer: Nos extremos estão os tons completamente rosados ou amarelados, passando pelos mais ou menos e pelo neutro. Observe:

sa

Para descobrir qual o seu sub-tom use as seguintes dicas:

Sub-tom quente: suas veias aparentam mais esverdeadas, você fica melhor em acessórios dourados.

Sub-tom frio: suas veias aparentam mais azuladas, você fica melhor em acessórios prateados.

Se você estiver em algum lugar no meio termo disso, é porque você é neutra.

Porém aqui se aplica aquilo que eu falei sobre cada empresa escolher sua referência, e no caso de você estar comprando uma base da MAC se você tiver o sub-tom frio você terá que escolher uma base NW e virce-versa.

Feito isso, faça o teste da sua base no pescoço, para mim sempre é a melhor forma. Eu por exemplo não gosto de pegar sol no rosto, então meu rosto é mais claro que o resto do corpo. Se eu combinar a base com o tom da pele do rosto não vai ficar legal e vai ficar uma linha separando o rosto do pescoço.

Ao combinar com a cor do pescoço você garante a uniformidade, por mais que não tenha nada a ver com o tom da pele do seu rosto, quando você terminar de aplicar, vai ficar tudo igual.

E essas foram as dicas de hoje. Quis fazer esse post porque eu realmente tive muita dificuldade em acertar o sub-tom e sempre me confundia. Espero que isso ajude vocês a acertarem nas suas bases também!

Até mais.

Foto.

Advertisements

One thought on “Tons e sub-tons da pele: como escolher a base certa!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s