Guia para Convidados

Guia para Convidados: Tipos de Serviço de Buffet!

Até hoje eu ainda tenho muita dúvida sobre que tipo de buffet escolher para o meu casamento, e acho que isso muito depende do que você espera do comportamento dos seus convidados.

Se você procurar por ai vai ver muita divergência entre as informações, mas depois de muita pesquisa assumi aqui as definições que vi em maioria.

Eu sempre fui a festas em que o tipo escolhido é o Franco-Americano, que é aquele em que a comida fica em uma mesa separada onde cada convidado se serve e volta para sentar no seu lugar. Particularmente eu acho que esse tipo de serviço causa um tumulto desnecessário para uma ocasião de classe, porém é o mais comum e familiar.

5af4f1cd217905b230f12daf3d1fef82

O serviço À Francesa é o meu preferido! É considerado o serviço mais requintado e cerimonioso, nele os pratos são servidos já prontos e montados de acordo com o sugerido do menu.

Funciona mais ou menos como num restaurante, segue uma ordem de entrada – prato principal – sobremesa. A foto está bastante informal, mas é uma boa ilustração de como funciona.

02062014a

Já o serviço À Inglesa tem duas variações: a Direta e a Indireta.

Direto – O garçom traz a travessa e serve a pessoa diretamente.
Indireto – O garçom faz o prato do convidado em mesa auxiliar e serve.

Como reconhecer qual será o tipo de serviço da festa?

Confesso que como nunca fui numa festa com um serviço diferente do Franco-Americano é difícil dizer como a maioria das pessoas reagiria, mas eu acharia bem simples:

  1. Se você não avistar uma mesa que esteja pronta para receber as travessas de comidas para que você possa se servir depois, então é porque será algo diferente.
  2. Não se preocupe com o novo! Você não terá que fazer nada de diferente na hora de comer, apenas a forma de como será servida será diferente e isso tudo fica a cargo dos garçons!

A parte que mais deixa os convidados confusos é quando tem aquelas mesas super chiques e bem postas com vários pratos, talheres e taças. Pode parecer complicado, mas não é e você vai aprender tudinho no próximo post!

Não deixem de acompanhar e até mais!

5 thoughts on “Guia para Convidados: Tipos de Serviço de Buffet!

Leave a Reply

