Guia para Convidados

Guia para convidados: O que não fazer em um casamento!

Bom dia pessoal!

Casamento, seja ele qual for exige um nível adequado de comportamento, que apesar de ser de conhecimento de todos ainda há quem ignore ou ache irrelevante. No post de hoje vamos falar de algumas dicas de etiqueta bem batidas mas que devem ser levadas muito a sério para não fazer feio por ai!

Usar branco.


NUNCA! NUNCA, NUNCA E NUNCA use branco em um casamento. Nem branco, off-white, marfim, bege, gelo… seja lá qual for a variação da cor, não use nenhum tom que seja sequer parecido com branco. Se você foi convidado para um casamento significa que você passou por todos os cortes da lista e conseguiu ficar, então você é importante, então mostre respeito. Branco é exclusivo da noiva!

Chegar atrasado.


dicas-de-etiqueta-para-convidados-de-casamento-revista-icasei-1Chegar atrasado para mim é equivalente a usar o branco. Acho simplesmente inadmissível. Principalmente na cerimônia. Lembre-se novamente que os noivos se importam com a sua presença por isso você sobreviveu aos cortes, então esteja lá na hora certa. Saia antes de casa já prevendo qualquer imprevisto, chegue antes, fique esperando no carro até dar a hora de entrar, mas não chegue atrasado, por favor. É o dia mais importante da vida daquelas pessoas, elas não tem a obrigação de esperar por você e nem você tem o direito de atrasar a cerimônia.

Não ir à cerimônia mas ir à festa.


O que realmente vale num casamento é a cerimônia, é isso que o casamento significa, a união de duas pessoas perante Deus. A festa é para comemorar essa união. Independente de a sua religião ser igual o diferente da dos noivos, vá mesmo assim e mostre respeito. Se você sequer pensar em ir à festa sem ir à cerimônia, uma dica: não vá para nenhum dos dois. Caso contrário ficará bem claro que você só está indo pela comida haha

Levar um acompanhante sem autorização.


Essa é uma gafe bem feia. Veja bem, do jeito que estão as finanças hoje em dia, um casamento é feito em cima de um planejamento muito bem pensado. Exemplo: se a festa é para 50 pessoas, só haverá 50 cadeiras, onde seu amiguinho extra irá sentar? Vergonha para você e para ele. Aqui no blog eu já fiz um Guia de como entender o endereçamento do seu convite, assim você não comete esse erro.

Não confirmar presença.


dicas-de-etiqueta-para-convidados-de-casamento-revista-icasei-121Como falei acima, tudo é feito com muito planejamento. Confirmar a presença ou mesmo a ausência é de muita educação, então se vier pedindo isso no seu convite faça! A confirmação da ausência é tão importante quanto, pois os noivos precisam se programar para atenderem bem aos que confirmarem, e mesmo que isso não signifique que eles estão querendo economizar, dependendo do numero de ausentes, os noivos podem sim reajustar diversos contratos para que seja exatamente para aquele numero de pessoas que confirmaram. Leia mais sobre isso nesse post sobre RSVP!

Avançar nos salgados e doces.


Minha gente, qual a necessidade? Normalmente um casamento não é feito só de salgados e doces, não se preocupe que você não vai passar fome, veja o post sobre tipos de buffet e saiba mais! Sirva-se aos poucos e repita se for necessário, mas não encha as mãos e os bolsos. Também não peça uma marmita para levar para alguém que não foi à festa. Tudo foi feito para deixar você convidado feliz, e não quem ficou em casa.

Fazer fotos com o celular na cerimônia.


noivo

Os noivos com certeza gastaram uma boa quantia para ter um fotógrafo de qualidade para registrar o dia mais importante da vida deles, eles não precisam da sua foto! Muito menos das suas mãos esticadas com celulares aparecendo nas fotos oficiais do casamento. Vocês terão muitas oportunidades de fazer fotos na festa e compartilhar com todo mundo! Mas deixem o celular na bolsa durante a cerimônia, ok?! Vale a leitura dessa notícia, onde o fotógrafo flagra o noivo TENTANDO ver a noiva entrar em meio ao mar de telefones, veja na foto como é feio! Não seja uma dessas pessoas!

Vestidos inapropriados.


Como falei no começo do post, qualquer casamento exige um bom nível de comportamento e respeito. Mesmo que a proposta do casamento seja mais simples, ou ao ar livre, vá bem vestido. Não use vestidos curtos ou apertados em nenhuma situação, seja elegante. Normalmente no convite vem se indicando qual traje usar, então respeite-o e vista-se adequadamente. Aqui no blog também já tem post de como interpretar os tipos de trajes.

 

Bem gente, é isso por hoje. Pode parecer dicas muito óbvias, mas acreditem que ainda tem gente que faz isso. Já estive no papel de convidada, e agora de noiva, fico imaginando o quão frustrante deve ser para todas as noivas que passaram por alguma das situações acima! Não só para casamento, mas essas dicas valem para qualquer evento social que se enquadre nesse meio, as vezes a gente comete algumas gafes sem querer, mas vamos ficar atentos agora não é?! rsrs Bjs!

 

 

 

Advertisements

2 thoughts on “Guia para convidados: O que não fazer em um casamento!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s