Uncategorized

4 Dicas Infalíveis para Estudar Melhor!

Booooooom Dia meus amores! Não teve post ontem né, eu sei :~ Mas eu não estava inspirada para escrever nada!! Porém hoje amanheceu chovendo e a minha primeira nota na nova faculdade saiu e me deixou muito feliz!! 😀

Por isso hoje vou escrever sobre algumas dicas simples que super funcionam para mim e principalmente para aquelas de vocês que não tem muita paciência de sentar e ficar estudando rsrs

1 – Mantenha seu material organizado.

Fichário é uma opção legal, mas até para pessoas organizadas como eu fica difícil manter todas as páginas no lugar durante todo o ano. Porém a praticidade de ter tudo num lugar só é sensacional, para isso neste ano estou usando apenas a pasta do fichário mas sem as folhas, no lugar delas estou usando um caderno normal. Assim, não preciso me preocupar com mais nada ao ir para a faculdade, é só pegar a pasta e pronto!

Ter um cantinho fofo e uma rotina de estudos pode ser bastante útil na hora de te manter inspirada para estudar, mas a primeira coisa que me inspira para estudar é um caderno organizado. Eu gosto de coisas fofas, mas cadernos com páginas muito cheias de desenho me atrapalham muito, por isso escolho cadernos bonitinhos mas com páginas mais sutis, também procuro manter apenas duas cores de canetas e grafite para não poluir muito as folhas.

2 – Preste atenção na aula.

Já li estudos que comprovam que a maior parte do que memorizamos vem daquilo que ouvimos! Pena não ter conseguido achar o estudo para deixar aqui para vocês, mas eu estou aqui para provar a teoria. Prestar atenção na aula e participar da resolução de problemas e exercícios durante a mesma é uma forma muito eficaz de se aprender. Além de as chances de você realmente entender serem maiores, você também pode tirar dúvidas prontamente com o professor e sair da aula satisfeito por ter entendido, o que para mim é uma grande motivação!

 

3 – Refaça exercícios (ou os crie)

Para mim não adianta ficar horas lendo uma coisa pois não entra na minha cabeça. O método mais eficaz para mim em matérias de exatas por exemplo é refazer os exercícios que o professor passou, nada melhor que a prática para fixar o conhecimento. Já em matérias de humanas que são muito mais decorativas, após ler um texto e grifar as partes importantes, eu mesma me faço perguntas sobre aquele tema, como se eu estivesse criando meu próprio exercício para responder.

4 – Ouça música!

Ok, essa pode não funcionar para todos, mas escutar uma música enquanto estuda pode ser perfeito para te distrair do que te distrai, entende?! rsrs Ponha uma música alta no fone para distrair de TV ligada ou crianças brincando, por exemplo. A música não vai atrapalhar sua concentração, vai ser só uma distração na sua cabeça para outras distrações.

Uma pesquisa britânica patrocinada pelo Spotify revelou que para atingir bons resultados, o estilo de música deve ser selecionado conforme a disciplina a ser estudada.

Por exemplo:

  • Música clássica ajuda em disciplinas de exatas pois “a escala tonal em músicas clássicas, como ‘Fur Elise’ de Beethoven (60-70 batidas por minuto) induz a um estado de relaxamento em que a mente está calma, mas alerta. A imaginação é estimulada e a concentração ampliada. Isso é o que melhora o aprendizado.”
  • Já para quem estuda ciências, humanidades e línguas, canções pop como Miley Cyrus e Justin Timberlake são adequadas. “Ouvir música com 50-80 batidas por minuto, como ‘We Can’t Stop, de Miley Cyrus, e ‘Mirrors’, de Justin Timberlake tem um efeito calmante que conduz o cérebro ao pensamento lógico, o que permite à mente aprender e lembrar fatos novos”.

 

Bem, por hoje é só, espero que esse post inspire a vocês que também estão nessa fase e passando por alguma dificuldade ao estudar. Grande beijo e até o próximo!

 

4 thoughts on “4 Dicas Infalíveis para Estudar Melhor!

  1. O Spotify tem várias playlists de estudo, acho ótimas! E quanto a aprender, tem gente que aprende melhor ouvindo, tem gente que aprende melhor escrevendo, ou só lendo… cada um tem que explorar o que funciona pra si próprio – que bom que você encontrou o que é melhor pra você 🙂

    1. Eu não uso o spotify mas que legal saber que eles tem playlists para isso, me interessei agora! rs Sobre esse lance de ouvir eu li em alguma lugar, que agnt lembra mais fácil, claro que não é uma regra mas eu até que concordo. E você, qual jeito vc acha mais fácil de aprender?! Bjs e obrigada pelo seu comment!

Leave a Reply

