Guia para Convidados

Guia para Convidados & Noivos: Lista de Presentes!

Eu não sei se é só aqui na minha cidade ou em todo canto do país, mas uma prática muito comum é informar no convite em quais lojas os noivos registraram sua lista de presentes. Sabia que isso não é nada elegante? Eu não!

O costume por aqui é tanto que nunca havia pensado que seria deselegante, para mim era normal. O que me fez refletir muito se eu deveria ou não colocar essa informação no meu convite.

Na minha visão fazer a lista de presentes em alguma loja não é necessariamente pedir presente, é na verdade uma forma de conciliar todos os presentes recebidos. Por exemplo, você quer usar tons de verde na decoração da sua casa, fazer uma lista de presentes garante que você não acabe recebendo um item laranja que não vai ter nada a ver com sua casa e vai acabar precisando ser trocado. Isso também garante que o convidado acerte em cheio no presente e não acabe comprando algo que você já tenha.

Esse guia poderá ser útil para as duas partes: noivos e convidados.

Para os noivos minha dica é: Só vocês conhecem bem seus convidados. Se você achar que deve informar isso no convite, faça. Mas de maneira sutil. Fuja daqueles papeizinhos que a própria loja dá, não é só deselegante como feio. Uma alternativa seria incluir essa informação em um card de detalhes, como por exemplo mapa, direções, traje…Separados do cartão onde há as informações do evento. Caso não queira colocar, uma outra alternativa seria nesse card informar que mais detalhes estão disponíveis no site dos noivos, assim você não perde a elegância do convite e quem se interessar em lhe presentear pode buscar essa informação no site.

Para os convidados: Não sei se se aplica a todos, mas não fiquem se sentindo como se os noivos estivessem pedindo presente. Exemplo: você é convidado a um aniversário, é natural que você imediatamente pense em levar um presente ou mesmo uma “lembrancinha” sem que seja preciso estar informado no convite que existe uma lista. O casamento é uma celebração tanto quanto um aniversário e tenha a certeza que os noivos se esforçaram muito para que você tivesse uma noite agradável. A existência da lista é uma simples facilidade que os noivos pensaram para você convidado que escolher presenteá-los.

Em caso de não estar informado no convite onde está a lista, não hesite em perguntar das pessoas mais próximas da noiva. Você também pode perguntar ao serviço de RSVP, lembra que falei dele nesse post?  Você aproveita a ligação para confirmar sua presença e verificar onde está a lista.

Noivos, não esqueçam de variar bem o valor dos itens escolhidos e convidados, tenham a certeza de que terão opções disponíveis para todos os gostos e bolsos. É gentil e educado presentear, mas não é uma obrigação. Se você tiver um orçamento limitado para esse fim e não puder escolher nenhum item da lista, verifique com a loja quais itens de fora da lista podem ornar com os itens da lista e verifique qual deles se adequa ao seu orçamento. Em caso de compra fora da lista, evite itens coloridos. Busque opções que funcionarão independente do estilo ou cor que os noivos pretendem fazer a casa nova.


Gostei de escrever esse post principalmente pelo lado dos noivos, em caso de optar não colocar essa informação no convite e não saber como os convidados iriam reagir.

Tem mais alguma noiva ou recém-casada por aqui que possa contribuir com essa linha de pensamento? Como isso funciona na sua cidade?! Conta aqui nos comentários e vamos trocar figurinhas!

Advertisements

One thought on “Guia para Convidados & Noivos: Lista de Presentes!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s